Limites de renda do IRS em Portugal subirão 3,88% a partir de 2027
Proposta do Orçamento do Estado altera os valores de referência para proteger contribuintes da inflação
O governo de Portugal incluiu a proposta de uma atualização de 3,88% em todas as faixas do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) válidas para o ano de 2027. O reajuste nos indicadores tributários consta no documento do Orçamento do Estado entregue ao Parlamento nesta quinta-feira (8).
Essa alteração eleva o teto salarial que separa cada um dos nove escalões da tabela, evitando que um cidadão comece a pagar um imposto muito mais caro caso seu salário apenas tenha acompanhado os níveis de inflação anual. Apesar das margens financeiras sofrerem a correção positiva, as taxas percentuais cobradas do bolso em cada degrau permanecem exatamente as mesmas.
Além da tabela regular, as regras enviadas ao Congresso português estabelecem ainda o reajuste automático do limite mínimo de isenção de imposto das famílias. Todo o conjunto das propostas passará por debates dos parlamentares na Assembleia da República antes que as taxas passem a vigorar oficialmente a partir de janeiro do próximo ano.
Com informações de Público (Portugal), RTP Notícias (Portugal) e Observador (Portugal).
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial a partir dos veículos citados, com revisão automatizada. Saiba como trabalhamos · Viu um erro? Avise
⏱ Linha do tempo Portugal
O que já foi publicado sobre este assunto antes desta notícia, do mais recente para o mais antigo.
- Você está aqui: esta notícia
- Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa reabre em novembro após reforma
- GNR apreende 2,7 toneladas de cocaína e fuzis na Figueira da Foz
- Governo de Portugal aprova proposta de Orçamento do Estado para 2027
- Fenprof apresentará queixa-crime contra ministro da Educação português
- Luísa Meireles deixa direção de informação da agência Lusa